fbpx
YouTube Ads

YouTube Ads: entenda como o Youtube pode ser uma peça-chave na sua campanha

A forma de consumir conteúdo é mutável e está em constante transformação. Há alguns anos, os blogs eram a sensação da internet. Com o passar do tempo, as redes sociais surgiram e se tornaram uma das principais fontes de entretenimento online. Hoje, é possível afirmar que estamos na era dos vídeos. E ao falarmos em vídeo, é impossível não citarmos o YouTube, plataforma campeã de acessos. Por isso, você precisa conhecer o YouTube Ads!

Apesar de não ser um formato de conteúdo novo, o vídeo é, de longe, um dos mais atrativos. E também um dos mais consumidos. Não por acaso, todas as redes sociais agora possuem funcionalidades que permitem a postagem e o compartilhamento de vídeos de diferentes formatos e tamanhos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela VidMob, plataforma de inteligência artificial para marketing, o Youtube cresceu cerca de 53% em 2019, em comparação com o ano de 2018. Dados da própria rede informam que quase um terço dos usuários da internet, ou seja, cerca de 2 bilhões de pessoas, estão presentes na plataforma.

Isso representa mais de 1 bilhão de horas de conteúdo assistidas por dia, em mais de 100 países. Agora, imagine o que isso pode significar para o marketing. Uma mina de ouro a ser explorada, não é mesmo? E nesse ponto entra o YouTube Ads, que pode se tornar peça-chave em uma campanha. 

Para saber tudo sobre o YouTube Ads e suas funcionalidades, continue acompanhando o nosso artigo!

O que é o YouTube Ads

Se você consome conteúdo no YouTube, com certeza já se deparou com algum anúncio nos vídeos da plataforma. Seja no início ou no meio, eles estão sempre presentes.

Esses anúncios são criados por meio do YouTube Ads, que é um serviço de mídia paga para publicidade na plataforma. Ele funciona através dos anúncios inseridos nos vídeos assistidos pelos usuários.

O YouTube Ads faz parte do Google Ads. Sendo assim, o planejamento das campanhas, a configuração de público, o ajuste de orçamento e o acompanhamento das métricas, por exemplo, são feitos pela plataforma.

Utilizando ferramentas de segmentação, é possível fazer uma marca alcançar usuários que façam parte do seu público alvo e podem se tornar potenciais clientes. 

Conheça os formatos de anúncios no YouTube Ads

Existem cinco tipos diferentes de formatos de anúncios no YouTube Ads. Cada um deles tem uma função específica, e é possível optar pela melhor opção de acordo com a sua estratégia de marketing.

Vamos conferir um pouco mais sobre cada um deles:

  • Bumper Ads

Os Bumper Ads são os anúncios curtos, de até seis segundos de duração. Esse modelo de anúncio não pode ser ignorado, ou seja, a opção “Pular anúncio” não se aplica aos Bumper Ads. Por isso, nesses casos, é importante ter atenção especial ao conteúdo, afinal, por ser obrigatório, o consumidor precisará assisti-lo. Isso pode ser bom, pois faz com que o espectador conheça o seu produto, ou ruim, pois pode causar a sensação de falta de opção.

  • In-stream

Esse tipo de anúncio tem maior duração e pode ser exibido tanto no início quanto no meio do vídeo, interrompendo o conteúdo original. O In-stream pode ser ignorável ou não ignorável. Ou seja, fica a seu critério escolher se os usuários poderão pular o conteúdo após seis segundos ou serão obrigados a assistir a propaganda até o final. 

  • Discovery

Os anúncios de vídeo Discovery estão relacionados à descoberta de novos conteúdos. Quando o usuário faz a pesquisa de uma palavra-chave, esse é o tipo de anúncio que aparecerá na tela de busca. Ele também aparece como sugestão nas recomendações de vídeos relacionados, sempre com a menção “Anúncio”, para que o usuário saiba que se trata de uma publicidade.

  • Masterhead

A parte superior da página inicial do YouTube se chama Masterhead, e também é aproveitada para anúncios! Entretanto, esse local tem um lugar de destaque, e é preciso submeter o anúncio à avaliação de um representante de vendas do Google. Nesse caso, a aprovação do anúncio pode levar até 24 horas. 

  • Video Action 

Por fim, temos os anúncios de Video Action. Este formato é o mais recente e foi criado durante a pandemia. Devido ao isolamento social, muitas lojas ficaram de portas fechadas durante meses, sendo assim, os comerciantes precisaram encontrar novas formas de vender no ambiente digital. E o YouTube não ficou de fora desse mercado em ascensão. Com os anúncios em Video Action é possível navegar por um catálogo de produtos, visualizar preços e clicar em um botão que leva direto às compras. Esse tipo de anúncio pode ser exibido na página inicial, na tela de exibição de vídeos, ou em aplicativos parceiros do Google.

YouTube Ads

Qual formato escolher?

Após conhecer todos os formatos de anúncios do YouTube Ads, a principal pergunta é: qual formato escolher? E ela é uma pergunta importante, pois cada formato apresenta melhores resultados para um determinado tipo de objetivo. 

A boa notícia é que a própria plataforma oferece orientações a respeito dos melhores formatos para o objetivo da sua campanha! Ao criar um anúncio, você pode escolher entre os seguintes objetivos:

  • Vendas;
  • Potenciais clientes;
  • Tráfego do Website;
  • Ponderação do produto e da marca;
  • Alcance e notoriedade da marca;
  • Promoção de aplicações;
  • Criar uma campanha sem a orientação de um objetivo.

A partir da sua escolha de objetivo e da duração do seu vídeo, a plataforma te mostrará as opções mais adequadas para o seu tipo de campanha. Muito legal, não é mesmo? 

Quanto custa anunciar no YouTube Ads?

Essa é uma pergunta sem resposta única. Os valores de anúncios no YouTube podem variar a depender de alguns fatores, e o custo exato por exibição é informado durante a configuração da campanha.

Isso porque o CPV (custo por visualização), por exemplo, pode variar de acordo com a segmentação. Caso ela seja mais restrita e com alta concorrência para o público alvo, o valor por visualização será mais caro. Nesse caso, a cobrança só é feita caso o usuário assista ao menos 30 segundos do vídeo.

Já com o CPC (custo por clique), o anunciante só paga cada vez que um usuário clica sobre o anúncio. Por isso, não é possível informar com precisão quanto custa anunciar no YouTube Ads.

Como começar a anunciar no YouTube?

Para anunciar no YouTube, você precisa ter uma conta no Google Ads vinculada ao seu canal na plataforma! Todas as configurações do anúncio são escolhidas por meio do gerenciador de anúncios do Google. Nele, você pode ajustar todas as especificações do seu anúncio de forma a atingir o público estipulado.

Caso você precise de ajuda com as configurações do seu anúncio no YouTube Ads, a AGX tem a solução ideal para você! Somos uma agência de marketing Google Partners. Ou seja, temos a certificação de parceiros do Google e possuímos conhecimento para te auxiliar nesse processo. Somos, inclusive, certificados em Vídeo Ads, o que nos torna especialistas no assunto! Fale conosco pelo WhatsApp ou deixe as suas dúvidas nos comentários.

Será que realmente vale a pena anunciar no YouTube Ads?

Conforme demonstrado anteriormente, os vídeos são a maior tendência do momento. E é impossível negar que o YouTube é a maior e mais conhecida plataforma nesse segmento. Com mais de 1 bilhão de horas assistidas todos os dias, a rede apresenta um amplo leque de oportunidades. Afinal, com tantos usuários e vídeos de assuntos diferentes, é praticamente impossível que o seu público alvo não esteja no YouTube. 

A plataforma está, inclusive, lançando novas funcionalidades para se adaptar aos consumidores de vídeo das gerações Z e Alfa e, dessa forma, entregar conteúdo para muito mais usuários. Essa funcionalidade vem para competir com aplicativos famosos como o Tik Tok, por exemplo, e permite a criação de vídeos de até 60 segundos, na vertical. O YouTube Shorts ainda está em fase de testes, mas deve chegar aos Estados Unidos em março. E aí, ficou curioso com essa novidade? Se quiser saber mais sobre ela, conte para nós aqui nos comentários!

Tendo em vista a constante inovação e evolução da plataforma, além da renovação para se adaptar às novidades do mercado, é possível notar que o YouTube é muito mais do que apenas uma plataforma para exibição de vídeos; ele é uma comunidade! Sendo assim, é o local ideal para investir em anúncios. 

E então, você já investiu em anúncios no YouTube Ads? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, o que acha de tentar na sua próxima campanha?

 

Deixe uma resposta

Rolar para cima