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Vendas Online: 5 fatores que influenciam na decisão de compra do cliente

  • Redação AGX
  • outubro 17, 2022
Vendas Online- 5 coisas que influenciam na decisão de compra do cliente

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Há pouco falamos sobre as coisas que você precisa saber antes de criar um site de vendas, mas se você já tem um e-commerce, certamente deve estar se perguntando como aumentar as vendas online.

Pensando nisso, reunimos algumas das principais coisas que mais influenciam na decisão de compra do cliente.

Se você já tem um e-commerce funcional, com todas as configurações necessárias para rastrear o usuário e estruturado para SEO, acredite, ainda há coisas que podem ser otimizadas e que podem diferenciar o seu negócio da concorrência.

É fundamental ter um olhar atento às gerações futuras, ao comportamento humano atual e às necessidades das pessoas. Isso faz toda a diferença no desempenho da sua estratégia digital.

Vamos então ao que interessa:

5 fatores que influenciam as vendas online

Sustentabilidade e Meio Ambiente

O consumidor atual não é impactado apenas por CTAs chamativos e preço baixo. Cada vez mais nos preocupamos com o nosso futuro e com gerações que vêm a seguir. 

Afinal, sabemos que ninguém sobrevive sozinho e há coisas que geram muito mais valor do que apenas produtos em promoção.

Veja alguns dados da última pesquisa de 2022 da Similar Web:

  • 73% dos consumidores consideram o impacto climático quando fazem um pedido.
  •  Lojas que priorizam uma abordagem climática têm um crescimento 5,8x mais rápido.

Reputação e Comunidade

Não é de hoje que conhecemos o poder dos influenciadores de opinião, e não estamos falando apenas de influenciadores digitais com milhões de seguidores.

O relato de micro influenciadores e até mesmo de influenciadores anônimos (em fóruns de avaliação, por exemplo) impactam na decisão de comprar do cliente.

Veja o que os números da pesquisa dizem:

  • Em 2021, aproximadamente 70% dos compradores on-line leem entre uma e seis avaliações de clientes antes de decidir fazer uma compra.
  • 61% dos consumidores online nos EUA fizeram uma compra depois de ler recomendações em um blog.
  • 73% dos entrevistados disseram que descobriram novos produtos por meio de vídeos criados por criadores de conteúdo.
  • 76% disseram que encontraram informações úteis sobre uma marca ou produto por meio do mesmo conteúdo.

Logística Facilitada

Muitas vezes as compras de impulso podem se tornar uma dor de cabeça. É por isso que cada vez mais os consumidores estão atentos a coisas como política de troca e devolução, por exemplo.

Vivemos dias cada vez mais ocupados e quem faz uma compra online busca praticidade. Tornar o processo de compra cada vez mais mais intuitivo e simplificado impacta bastante nas decisões de compra.

Veja algumas estatísticas:

  • A entrega gratuita foi a razão mais influente pela qual os compradores digitais adicionaram um produto à sua cesta e o compraram.
  • Descontos e políticas de devolução fáceis também foram fatores importantes que influenciaram os compradores a comprar online.
  • 17% foram impedidos de fazer pedidos devido a um processo de checkout complicado.

Investimento em Tecnologia

Os consumidores não estão apenas preocupados com o futuro do planeta, mas também estão ansiosos para ver o que o futuro pode trazer de benefícios e novidades para o seu dia-a-dia.

Por isso, sempre que tiver oportunidades que encantar e facilitar a vida do seu cliente com tecnologia de qualidade, aposte nisso!

Veja alguns dados sobre o assunto relativamente às vendas online:

  • A realidade aumentada também pode aumentar as vendas em 51%.
  • 35% dos entrevistados disseram que comprariam mais online se experimentar um produto virtualmente fosse uma opção.
  • E-mails de boas-vindas automatizados enviados por empresas de comércio eletrônico tiveram uma taxa de conversão de 51,9%.

Redes Sociais Integradas

Que gerar conteúdos nas redes sociais é importante para qualquer negócio, nós já sabemos. Mas integrá-las eficientemente com o seu e-commerce é o verdadeiro pulo do gato para as vendas online.

Veja o que os números falam sobre o poder desta integração:

  • 44% das pessoas usam o Instagram semanalmente para fazer compras usando os recursos de compras do aplicativo.
  • Os usuários do TikTok gastaram US$ 2,3 bilhões no aplicativo, aumentando 77% em 2021.
  • 67% dos usuários do TikTok disseram que o aplicativo os inspirou a fazer compras, mesmo quando não planejavam.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que possa aplicar as dicas na prática. Aproveite e veja também como escolher o melhor tipo de campanha de Google Ads para a sua empresa.

Redação AGX

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Somos um time apaixonado por Marketing Digital e Tecnologia. Estamos espalhados pelos continentes do mundo e unidos pela mesma paixão: partilhar conhecimento e levar negócios a um outro nível de resultados =)

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