Social Ads: como aproveitar ao máximo um anúncio no Facebook ou no Instagram

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Criar campanhas de Social Ads é fundamental para quem pretende atingir o público-alvo nos locais que eles mais frequentam: as redes sociais. Além disso, o alcance orgânico é cada vez mais difícil de alcançar, principalmente quando os objetivos são comerciais.

É neste ponto que um “impulso” pode ser necessário para posicionar astua empresa na mesma vitrine que as demais empresas, de forma democrática e justa.

Neste guia, explicamos como utilizar os vários tipos de anúncios no Facebook e no Instagram para alcançar resultados reais e otimizar os investimentos.

Facebook ads

Os anúncios do Facebook te ajudam a alcançar um dos três grandes tipos de objetivos da campanha:

  • Reconhecimento: Construção do reconhecimento da marca ou crescimento do alcance.
  • Consideração: Instalações de aplicação, tráfego, geração de leads, mensagens, engajamento e visualização de vídeos.
  • Conversão: Aumentar as vendas no website, gerar visitas ao estabelecimento e gerar vendas pelo catálogo do Facebook.

Lembre-se de seguir estas etapas:

  • Escolha do objetivo;
  • Definição do público;
  • Escolha dos posicionamentos;
  • Definição do orçamento;
  • Escolha do formato;
  • Ativação do anúncio;
  • Mensuração e gerenciamento.

As opções de segmentação detalhada são o grande tesouro do Facebook, afinal há anos as pessoas vêm divulgando suas preferências e hábitos na plataforma. É possível escolher segmentações por dados demográficos, interesses ou comportamentos, como por exemplo, compradores de valores elevados.

Facebook: Anúncios de Imagem Única

Como sabemos, uma imagem vale mais que mil palavras, e no Facebook não é diferente. Mas não é qualquer imagem que vai fazer o seu anúncio gerar resultados. Para isso, siga certas diretrizes que irão aprimorar o desempenho.

Usar imagens de alta resolução e com a proporção recomendada é o primeiro passo. No caso do Feed do Facebook, é melhor usar uma proporção de 1:1.

Apesar de não haver mais um limite de texto nas imagens inseridas, evite imagens como mais de 20% de texto, pois elas continuam a ter um desempenho pior.

Mostrar claramente o seu produto ou serviço, prender a atenção do público e dar destaque na imagem à parte mais importante dos anúncios são boas práticas para quem quer aproveitar ao máximo um anúncio de imagem no Facebook.

Facebook: Anúncios em Carrossel

Neste formato de anúncio a conexão é tudo. Com ele, você pode exibir duas ou mais imagens ou vídeos em um único anúncio, cada um com um título, uma descrição, um link e uma chamada para ação específicos.

Certifique-se de que as imagens que utiliza no seu anúncio de carrossel são visualmente semelhantes e amarradas por um tema comum. O objetivo é que deslizar entre as diferentes fotografias do anúncio seja algo intuitivo.

Aproveite que tem a possibilidade de usar até 10 imagens com links e use a maior variedade que for possível. Assim, poderá levar o público para diversas opções de conteúdo no seu website.

Se não houver uma ordenação pré-definida, habilite a ordenação de acordo com o desempenho. Nesta modalidade, o Facebook testa várias partes do criativo de uma só vez e após um período de testes, ordena-os de acordo com o desempenho.

Foto: Facebook

Instagram Ads

Se você quer estar onde as tendências estão, invista em anúncios no Instagram. É lá que estão a geração Z e também os millennials, e onde os formadores de opinião lideram a criação de cultura

De acordo com o Relatório de Tendências do Instagram de 2022, o público atual prefere ver a história por trás dos produtos. Você pode usar, por exemplo, um vídeo do Reels que mostre os bastidores da criação do produto divulgado.

Também há a opção das etiquetas de produtos, que conectam o conteúdo com a página de vendas. Elas possibilitam que qualquer tipo de conteúdo vira uma oportunidade para mostrar os produtos da sua marca.

Instagram: Anúncios no Reels

Agora você já pode fazer parcerias pela plataforma do Reels para anúncios de conteúdo de marca com ou sem um vídeo do Reels existente.

Esta é a hora de tentar algo novo: use os Reels de forma criativa e fuja do comum. Apresente a sua equipe para os clientes ou mostre a rotina de setores importantes da sua empresa.

Atenção, só é possível criar anúncios para vídeos de Reels que:

  • Tiverem sido publicados após 15 de outubro de 2021;
  • Não tiverem um efeito facial da câmera;
  • Não usem a biblioteca de músicas do Instagram;
  • Sejam inferiores a 60 segundos;
  • Não incluam um GIF e nem etiquetas de produtos.
Foto: Facebook

Instagram: Anúncios de Stories

Os Stories são a ferramenta mais interativa e versátil do do Instagram, 73% das pessoas nos EUA concordam que os Stories as permitem experimentar coisas novas e fora do cotidiano. Além disso, 1/3 dos Instagram Stories mais visualizados é proveniente de empresas.

Você pode, por exemplo, postar um adesivo de perguntas nos Stories para iniciar uma conversa com os clientes. Aproveite para usar esta interatividade nos seus anúncios também.

As proporções de imagens permitidas são 9:16, 4:5 e 1.91:1. Os vídeos podem ter uma duração máxima de 60 segundos. Os objetivos permitidos nos anúncios de stories são:

  • Conversões;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Instalações do aplicativo;
  • Geração de cadastros;
  • Reconhecimento da marca;
  • Visualizações do vídeo;
  • Tráfego para o estabelecimento.
Foto: Tudo de Share

Conclusões gerais sobre os orçamentos dos Social Ads

Existe uma solução de Social Ads para cada orçamento, desde apenas alguns reais por dia até campanhas de milhões de reais.

Vários fatores influenciam o quanto você investirá em um anúncio, como por exemplo:

  • A qualidade do anúncio;
  • O objetivo da campanha;
  • Que tipo de público você pretende atingir;
  • O país que está visando;
  • A época do ano, e até mesmo a hora do dia;
  • Posicionamento dentro da rede.

Por exemplo, uma pesquisa da AdEspresso mostrou que o CPC médio do Facebook é de U$0,40 aos domingos, mas quase U$0,50 às terças e quintas-feiras.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Se precisar de ajuda profissional, fale agora com um dos nossos especialistas em gestão de anúncios.

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