fbpx
SEO

Qual a relação entre SEO e Tráfego?

O SEO é uma das estratégias de marketing mais importantes para o site de qualquer negócio. Afinal, ele é o principal responsável por gerar tráfego orgânico, ou seja, tráfego sem precisar de anúncios pagos. Utilizando boas estratégias de SEO é possível posicionar o seu site na primeira página dos buscadores, aumentando assim o tráfego de forma crescente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando!

Antes de mais nada, o que é SEO?

O termo SEO significa, em português, Otimização de Mecanismos de Pesquisa, e é um conjunto de técnicas de otimização para sites com o objetivo de alcançar melhores posições nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa e assim, consequentemente, aumentar o tráfego.

Em teoria, o SEO se aplica a todos os mecanismos de pesquisa. Contudo, na prática, é o Google quem mais importa, pois ele é líder disparado de uso entre os buscadores mundo afora. O Bing aparece em segundo lugar e o Yahoo em terceiro.

O tráfego gerado a partir das técnicas de SEO é o tráfego orgânico. Ou seja, aquele que vem de mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, esse tipo de tráfego é gerado quando pessoas digitam uma palavra-chave no Google, olham os resultados da pesquisa e, então, clicam no seu site. Por isso é importante estar posicionado na primeira página, afinal, de acordo com pesquisas, o índice de pessoas que chegam até a segunda página do Google não passa de 20%.

Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Existem dois tipos de tráfego para sites e, antes de prosseguirmos com o texto, vamos te explicar a diferença entre eles:

  • Tráfego orgânico: é o tráfego pelo qual você não paga. Ele inclui pessoas que clicam em seu site a partir de suas páginas de mídia social, seus e-mails marketing, e, principalmente, por resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.
  • Tráfego pago: é o tráfego pelo qual você paga. Ele inclui pessoas que clicam em anúncios, assim como pessoas que descobrem o seu negócio por meio de influenciadores, patrocínios, e outras formas de publicidade paga.

SEO

Como o SEO influencia o tráfego dos sites?

Conforme citado anteriormente, o tráfego orgânico é gerado de forma gratuita a partir de mecanismos de busca ou de canais online, como redes sociais e newsletters, por exemplo. Construir uma audiência fiel nesses canais leva tempo, entretanto, a longo prazo, os benefícios de investir em conteúdo para gerar tráfego orgânico são grandes.

Aplicando as técnicas de SEO certas no seu site, o tráfego orgânico pode crescer exponencialmente. E as estatísticas não mentem. Confira:

A partir dessas estatísticas, é possível confirmar que as pessoas utilizam – e muito! – os mecanismos de busca para encontrar o que precisam. E isso é uma grande oportunidade para o seu negócio! Ter um site bem posicionado pode aumentar o tráfego no seu site e, consequentemente, elevar as suas vendas. 

SEO

Portanto, podemos dizer que o SEO é essencial para uma boa geração de tráfego orgânico. Com as estratégias certas, o seu site pode atingir uma boa posição e ser encontrado por cada vez mais clientes em potencial. Apesar de levar um tempo para atingir resultados com o SEO, depois de posicionar o seu site na primeira página, você pode começar a receber novos visitantes diariamente sem investir recursos financeiros.

E então, agora que você já sabe o que é o SEO e entendeu a importância dele para o crescimento do seu site, que tal investir nessa estratégia de marketing? Fale agora com um dos nossos especialistas clicando aqui.

1 comentário em “Qual a relação entre SEO e Tráfego?”

  1. ALVARO MOTTA CARDOSO

    GOSTARIA DE SABER QUANTO VOCES ESTÃO COBRANDO POR MÊS PARA SITE JÁ PRONTO E QUE SÓ NECESSITA DE MANUTENÇÕES…

    OBGD

    ÁLVARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Importante: Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a política de privacidade.

Rolar para cima