fbpx
Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing? Saiba tudo sobre essa estratégia

O Inbound Marketing é, resumidamente, o processo de ajudar clientes em potencial a encontrarem a sua empresa. Falando dessa forma, até pode parecer simples, mas o Inbound Marketing é um conjunto de diversas estratégias que colocam a sua marca em evidência. Isso geralmente acontece, inclusive, antes mesmo de o cliente estar pronto para fazer uma compra! 

Fazer contato com clientes em potencial com antecedência é uma excelente estratégia, pois  pode transformar a sua marca em referência para o consumidor, gerando novos leads e receita no futuro. Isso acontece porque o Inbound Marketing é uma estratégia que utiliza muitas formas de marketing de atração – marketing de conteúdo, textos em blogs, Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO), newsletters, redes sociais e muito mais. Tudo isso para criar consciência de marca e atrair novos negócios.

Enquanto o Outbound Marketing é um processo de busca de clientes – ou seja, de prospecção ativa – o Inbound Marketing se concentra em aumentar a visibilidade da marca para garantir que os compradores em potencial cheguem até ela. Dessa forma, ao invés de buscar clientes ativamente, o Inbound Marketing é focado em métodos que conscientizam o potencial cliente e desenvolvem relacionamentos para, assim, gerar novos leads.

Por que investir em Inbound Marketing?

As estratégias de Inbound Marketing investem em métodos atrativos para os clientes, o que é um ponto positivo, pois não é uma abordagem agressiva e não desejada. O tipo de conteúdo fornecido pelo Inbound Marketing é educacional, capaz de reter atenção, interessante, com potencial de solucionar problemas e, normalmente, é algo procurado pelo cliente – ou seja, responde dúvidas que o consumidor em potencial pode ter.

Quando aplicadas de forma correta, as estratégias de Inbound Marketing podem atingir resultados muito expressivos para as marcas. E o melhor é que esse tipo de estratégia gera leads orgânicos e não depende de grandes investimentos financeiros para ser aplicada.

Ao conhecer o público e criar conteúdos que atendam as necessidades de cada consumidor, a chance de atrair novos clientes por meio do Inbound Marketing aumenta. Além disso, com a análise dos resultados obtidos, também é possível identificar pontos de melhoria nas estratégias.

Inbound Marketing

As 5 etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é dividido em 5 etapas bem definidas, o que é uma grande vantagem, pois permite ajustes em cada etapa do processo, conforme necessário. Confira quais são elas:

Etapa 1: Atrair 

A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração. Nesse momento, o objetivo é atrair potenciais clientes por meio da oferta de conteúdos educativos. Sempre de acordo com os interesses dos consumidores! Os conteúdos da etapa de atração não tem caráter comercial, mas devem oferecer soluções para os problemas dos clientes. Dessa forma, é possível mostrar que a empresa é referência no assunto.

As principais ferramentas usadas na etapa de atração são os artigos de blog, conteúdos nas redes sociais, e-books, vídeos explicativos e infográficos, por exemplo.

Etapa 2: Converter

Na segunda etapa, conhecida como conversão, o objetivo é aproximar um pouco mais o possível cliente e fazê-lo avançar no processo de compra. Dessa forma, ele deixa de ser apenas um visitante no site para se tornar um lead. Essa mudança acontece quando o cliente em potencial cede voluntariamente informações para a empresa, como e-mail, ou telefone, em troca de algum material rico (como e-books, infográficos e webinars, por exemplo) ou informação que o interesse, como cupons de desconto. É dessa forma que o relacionamento com o cliente se inicia!

Etapa 3: Relacionar

Nessa etapa, a empresa já está mais próxima do possível cliente, que se tornou um lead na etapa anterior. Na etapa do relacionamento, o segredo é nutrir o lead com informações sobre a empresa até que ele esteja pronto para realizar uma compra. Esse processo é moldado através do envio de e-mail marketing, newsletters e conteúdos personalizados. Mas é importante construir bem esse relacionamento, com bons conteúdos e quantidades certas, caso contrário, o lead pode se cansar da quantidade de informações recebidas e se descadastrar da sua lista de contatos.

Etapa 4: Vender

Depois de muito trabalho, chegamos a etapa que mais interessa às empresas: vender. Após ter sido nutrido com informações relevantes na etapa anterior, o lead está pronto para consumir o produto. Aqui, é onde o Inbound Marketing convence o consumidor de que a empresa oferece o melhor produto/serviço. O caminho percorrido até aqui demonstrou a autoridade da empresa, mas, chegando nesse ponto, o cliente em potencial só precisa de um empurrãozinho final.

Bons materiais para serem utilizados nessa etapa são os cases de sucesso, depoimentos de clientes e apresentações de resultados, por exemplo.

Etapa 5: Analisar

Como em todas as estratégias, a etapa final do Inbound Marketing é a análise dos resultados. Conforme mencionado anteriormente, uma das vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de analisar ações e estratégias separadamente. Dessa forma, é possível dar continuidade ao que está funcionando e reavaliar ações que não trouxeram os resultados esperados.  

Benefícios do Inbound Marketing

Com a aplicação das estratégias de Inbound Marketing, é possível atingir resultados como:

  • Aumento da visibilidade do negócio;
  • Atração de contatos com potencial de compra;
  • Otimização dos esforços no processo de venda;
  • Melhora no relacionamento com o público.

Tudo isso de forma orgânica e com a utilização de técnicas para criar relacionamentos com os clientes em potencial.

Inbound Marketing

Confira alguns problemas que podem ser resolvidos com o Inbound Marketing

Ao falarmos sobre estratégias de longo prazo, o Inbound Marketing é um investimento que ajuda a aumentar o conhecimento da marca, torná-la preferência dos clientes e, por fim, resultando em crescimento de receita. Quer conferir alguns problemas que podem ser resolvidos com a aplicação do Inbound Marketing? Veja só:

  • Conhecimento de marca: de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores buscam informações online antes de comprarem algum produto. Dessa forma, caso a sua empresa apareça no topo dos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google, é possível aumentar organicamente o conhecimento da sua marca. A aplicação de estratégias como o SEO são essenciais nesse processo!
  • Aumentar a preferência de marca: ao educar, entreter e interagir com clientes em potencial antes que eles pensem em fazer uma compra do seu produto, você cria confiança e aumenta a probabilidade de eles escolherem a sua marca.
  • Geração de leads organicamente: o Inbound Marketing é um investimento de longo prazo que gera frutos com o passar do tempo. Ao investir nesse tipo de estratégia, os resultados se multiplicam pouco a pouco, pois quanto mais conteúdo de qualidade for criado, mais leads serão atraídos organicamente para o seu negócio.

 

Quer saber mais sobre Inbound Marketing e como essas estratégias podem ajudar a sua empresa? Clique neste link e fale conosco! Vamos adorar te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Importante: Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a política de privacidade.

Rolar para cima