O que é Google Tag Manager e como usar

Google Tag Manager

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O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta online do Google essencial para ajudar profissionais de marketing com códigos de rastreamento e coleta de análises em sites. O recurso também pode ser usado em conjunto com o Google Analytics para facilitar a coleta dessas informações. No  marketing digital  é primordial conseguir mensurar os resultados das ações por meio de métricas como tráfego, eventos ou conversões. Portanto, o Google Tag Manager é um dos melhores amigos dos profissionais da área.

A funcionalidade possui inúmeros recursos e é totalmente gratuita. Sendo assim, com o GTM é possível acompanhar todas as informações de um site em um local centralizado e que armazena os dados necessários. Quer saber tudo sobre a ferramenta e como utilizá-la? Então venha com a gente e continue acompanhando!

Google Tag Manager

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é um sistema de gerenciamento de tags gratuito que permite gerenciar e implantar tags de marketing (snippets de código ou pixels de rastreamento) em um site (ou aplicativo) sem precisar modificar o código das páginas. 

Isso elimina a necessidade de colocar muitos códigos diferentes em um único site. O mesmo código é colocado em cada página, portanto, não precisa ser reescrito para as páginas individuais. Também é possível utilizar a ferramenta para aplicativos. 

Ao invés de codificar manualmente as tags em um site, é possível utilizar o Google Tag Manager para atualizá-las automaticamente. Dessa forma, depois de adicionar trechos de código relacionados ao site ou aplicativo, basta se conectar ao Google Tag Manager. Quando essa etapa estiver finalizada, uma interface baseada na web colocará os códigos na página de forma automática.

Quem utiliza o Google Tag Manager também pode escolher os gatilhos na interface. Dessa forma, quando alguma ação acontecer no site, o gatilho será acionado. Alguns exemplos de eventos seriam o carregamento da página, um usuário tocar na tela ou selecionar uma opção ou clicar em enviar em qualquer formulário que você tenha em seu site. Assim que o evento acontece, o GTM é acionado, coleta os dados e, em seguida, é enviado de volta ao Google Analytics. 

O Google Tag Manager foi projetado para ser simples de usar e não exigir habilidades de programação especializadas. Dessa forma, os profissionais de marketing podem vincular facilmente as ferramentas de medição de dados de que precisam aos sites que gerenciam.

Como usar o Google Tag Manager 

Existem alguns componentes diferentes no Google Tag Manager necessários para que a ferramenta funcione corretamente. Existem três componentes principais que funcionam juntos. São eles:

  • Tags: trechos de Javascript ou pixels de rastreamento.
  • Gatilhos: informam ao Google Tag Manager quando, onde ou como disparar uma tag.
  • Variáveis: informações adicionais que o GTM pode precisar para que as tags e os gatilhos funcionem.
Google Tag Manager

O que são as tags 

As tags são a parte responsável por rastrear o que está acontecendo em cada uma de suas páginas da web. Elas podem, por exemplo, descobrir como os usuários interagem com os recursos de um site. Tags são snippets de código ou pixels de rastreamento de ferramentas de terceiros. Essas tags informam ao Google Tag Manager o que fazer.

Algumas tags comuns no Google Tag Manager são, por exemplo:

  • Códigos de acompanhamento universal do Google Analytics ou código de acompanhamento GA4, de remarketing do Google Ads, de acompanhamento de conversões do Google Ads e de rastreamento do mapa de calor (Hotjar, CrazyEgg, etc…)
  • Facebook pixels
  • Scripts HTML personalizados
  • Cookiebot e outros scripts de privacidade de dados GDPR

O que são gatilhos?

Os gatilhos são uma maneira de disparar a tag que você configurou. Em outras palavras, eles informam ao Google Tag Manager quando, onde ou como fazer o que você deseja. Confira alguns exemplos de gatilhos comuns no Google Tag Manager:

  • Visualizações de página
  • Cliques em links
  • Envios de formulários
  • Profundidade de rolagem
  • Eventos personalizados

O que são variáveis?

As variáveis são outro componente importante do Google Tag Manager. Elas têm a capacidade de enviar informações muito específicas para a funcionalidade, de acordo com o que é configurado. Dessa forma é possível especificar variáveis ​​ou simplesmente usar a opção para incluir todos os tipos de cliques quando um visitante clica em um link. Isso permitirá que todas as diferentes opções de variáveis ​​permaneçam abertas. 

É interessante utilizar as variáveis ​​para rastrear determinadas ações, como cliques em uma URL, por exemplo. Algumas variáveis ​​podem incluir a velocidade que um usuário rola a página para cima ou para baixo, a quantidade do que comprou ou até mesmo quanto tempo passou em uma página específica do site. 

Essas variáveis ​​podem ajudar a rastrear as informações mais importantes e relevantes necessárias para fins de marketing ou usabilidade. Portanto, elas ​​são usadas em conjunto com gatilhos e tags para obter informações mais específicas. Isso pode ajudar a descartar dados sem importância, para que você tenha exatamente os dados que precisa, quando precisar.

Google Tag Manager

Vantagens do Google Tag Manager 

  • Simplifique o gerenciamento de tags. Permite adicionar e modificar tags para avaliar todos os aspectos de sua estratégia de marketing. Seu design é fácil e intuitivo, para que você possa fazer todas as alterações necessárias.
  • Reduza o risco de erros de gerenciamento de tags. Possui um sistema de verificação de erros muito simples, carrega as tags rapidamente e permite que você teste em um ambiente de pré-produção. Tudo isso facilita para você garantir que seu site funcione perfeitamente em todos os momentos.
  • Implemente tags do Google e de terceiros. É compatível com todos os tipos de tags e possui um grande número de modelos de tags pré-configurados. Se você não encontrar uma tag específica, poderá adicioná-la como uma tag personalizada.
  • Colabore com sua equipe. Inclui áreas de trabalho e controles de acesso para que os membros de sua equipe possam colaborar com mais eficiência.

Quer saber mais sobre o Google Tag Manager, ou precisa de ajuda profissional para implementar a ferramenta na sua empresa? Entre em contato com os nossos especialistas!

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