Melhores estratégias de marketing digital B2B

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O universo digital mudou a forma como os profissionais de marketing se comunicam e vendem para o público B2B. À medida que a tecnologia continua a evoluir, o marketing digital exige uma abordagem mais integrada e fluida, além de estratégias de marketing digital exclusivas para o b2b.

É necessário se adaptar às mudanças para atender às expectativas do público. Para garantir que um negócio seja ágil, é preciso garantir que a marca esteja falando com as pessoas certas nos canais certos.

Empresas B2B devem ser capazes de falar com outras empresas, e isso requer uma abordagem diferente das que usamos ao falar com os consumidores individuais, no B2C. A seguir, exploraremos algumas das melhores estratégias de marketing digital B2B.

ABM (Account-Based Manager) é uma das melhores estratégias de marketing digital B2B

Conforme mencionamos anteriormente, o marketing digital para B2B tem suas particularidades com relação ao B2C. Algumas estratégias podem funcionar melhor para um grupo do que para o outro, como por exemplo uma estratégia chamada Account-Based Marketing (ABM), ou Marketing Baseado em Conta. 

Enquanto as estratégias comuns de Inbound Marketing para B2B têm como objetivo gerar o máximo de leads possível e, assim, expandir suas chances de convertê-los em clientes, no Account-Based Marketing a ideia é ser mais específico e focar somente naqueles leads que têm chances reais e significativas de se tornarem clientes.

Quem trabalha na área comercial do B2B sabe como a jornada de compra é longa, por isso, reduzir desperdícios de tempo nesta fase pode ser muito lucrativo.

Quem utiliza essa estratégia normalmente trabalha com o Ideal Costumer Profile (ICP) e com informações mais específicas de cada cliente, como porte da empresa, faturamento mensal, público-alvo, tempo de mercado, área de atuação, entre outros. Com essas informações é possível fazer campanhas destinadas para esses clientes, quase que de forma personalizada, o que aumenta as chances de sucesso.

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Eventos virtuais atraem muito público B2B, invista!

Os eventos presenciais sempre tiveram muita importância no relacionamento e geração de contatos para o público B2B. Portanto, nos tempos de isolamento social na pandemia, foi necessário adaptar essa realidade e, assim, os eventos virtuais tomaram conta – e não foram embora! Essa tendência já estava em pauta antes mesmo disso, mas foi impulsionada pelo contexto que vivemos no período pandêmico.

Dessa forma, eventos virtuais são hoje uma forma de gerar visibilidade para marcas B2B, criar uma comunidade, promover gestores, líderes e representantes comerciais e ainda gerar leads que podem ser nutridos e qualificados depois dos eventos.

Segundo a Content Marketing Institute, o YouTube é um canal que é utilizado por 53% dos profissionais de marketing do segmento B2B, o que mostra a potência dessa plataforma e dos vídeos em si.

Por isso, invista na criação de:

  • Webinars;
  • Palestras;
  • Workshops;
  • Lives.

Sempre faça integração de marketing offline e online

No B2B, as decisões de compra são geralmente bem complexas e envolvem investimentos de grande porte. Por isso, nem sempre é fácil (ou ideal) retirar todas as etapas offline de uma venda.

Então você pode unir o marketing online e o marketing offline perfeitamente para alcançar o maior número possível de empresas e fornecer um atendimento superior ao cliente.

Exemplos de integração online e offline de marketing B2B incluem:

  • Ativações de marca offline ou encontros presenciais podem ser conectados com o ambiente online, através de QR Codes e utilização de dispositivos com acesso a uma landing page;
  • Cupons personalizados que podem ser usados ​​em um site ou landing page. Uma vez que eles são usados, você sabe que o cliente veio de uma campanha offline;
  • Ofereça incentivos que só podem ser recuperados online – por exemplo, assinatura do boletim informativo para obter 20% de desconto no primeiro pedido de uma empresa.

Vincular seu marketing B2B on-line e off-line torna o monitoramento do sucesso de uma campanha muito mais fácil e pode envolver uma parte interessada importante em um negócio em potencial que você pode não ter conseguido capturar de outra forma.

Curtiu as dicas?  Agora que você já conhece as estratégias específicas de Marketing Digital específicas para B2B, que tal descobrir um pouco mais sobre Inbound Marketing?

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