Formatos de imagem para Google Ads: o guia completo

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Configurar e otimizar anúncios na Rede de Display do Google pode ser um processo complicado de erros e acertos. No entanto, uma das melhores maneiras de evitar a perda de dinheiro e esforços é saber os formatos de imagem para Google Ads que devem ser usados.

Nós já te contamos por aqui como entender cada tipo de anúncio no Google e suas funções, assim como a importância de anunciar no Google. No entanto, para que os anúncios realmente sejam efetivos, é muito importante compreender os formatos de imagem para Google Ads. Por isso, neste novo artigo vamos te dar um guia completo sobre o assunto!  

Os formatos de imagem para Google Ads realmente importam? 

SIM! Com letra maiúscula e tudo! Ao anunciar na Rede de Display no Google Ads, uma das muitas considerações que você precisa fazer é o formato da imagem utilizada. Seria muito mais fácil apenas criar um anúncio de qualquer forma e deixá-lo rodando, mas a verdade é que isso com certeza vai impactar nos resultados.

Na Rede de Display, os websites que publicam os anúncios têm controle sobre o tamanho do anúncio em destaque. Portanto, se eles quiserem imagens de banner nas laterais, na parte superior ou inferior do site, por exemplo, é importante que o anúncio atenda essa exigência.


Escolher o tamanho errado limita efetivamente o alcance das campanhas. E caso a campanha seja segmentada para um nicho específico, o anúncio pode se tornar completamente ineficaz.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo DoubleClick, empresa especializada em publicidade digital adquirida pelo Google, alguns tamanhos de anúncios tendem a ter taxas de cliques diferentes. Na maioria dos casos, anúncios com 300×250 recebem mais cliques por dia.

Contudo, ainda que a partir dos dados acima o tamanho de 300×250 pareça a melhor opção para exibir os anúncios na maior quantidade possível de sites, é importante saber que as campanhas podem ser prejudicadas caso somente os formatos mais tradicionais (300×250 e 728×90) sejam utilizados.

Conforme mencionado anteriormente, cada site decide o tamanho do anúncio em destaque. Portanto, é sempre importante criar anúncios de todos os formatos de imagem para Google Ads nas campanhas e otimizar cada uma delas o máximo possível. 

Além do mais, há uma outra consideração importante com relação aos formatos de imagem para Google Ads: os dispositivos móveis. Cada vez mais sites utilizam anúncios da Rede de Display para celular e os consumidores estão começando a prestar atenção neles. Sendo assim, é preciso manter a versão mobile em mente ao criar suas imagens e escolher o tamanho a ser usado.

Após tudo o que foi apresentado inicialmente, é inegável que o formato de imagem para Google Ads é muito importante para o desempenho dos anúncios, não é mesmo? Afinal, isso pode afetar onde você coloca seu anúncio, a frequência com que os usuários o visualizam e até mesmo se ele será exibido ou não na Rede de Display para celular.

Conheça os formatos de imagem para Google Ads

Segundo o relatório do Google, existem cinco formatos de anúncios principais a serem considerados ao criar uma campanha para a Rede de Display: 300×250, 336×280, 320×100, 728×90 e 300×600.

300×250

Esse tamanho de imagem é conhecido como tamanho de “retângulo médio” e, como vimos anteriormente, é um dos tamanhos de anúncio de banner mais usados ​​na Internet.

Exemplo de banner 300×250

Como é possível notar, o formato de imagem para Google Ads de 300×250 é relativamente pequeno e não ocupa muito espaço na página, especialmente em comparação com tamanhos mais altos, como o 300×600, por exemplo.

E esse é um dos motivos que o tornam uma ótima opção. Outra vantagem é que esse tipo de anúncio geralmente é incorporado ao texto, o que diminui a chance de os consumidores passarem direto por ele. Sendo assim, o tamanho e o posicionamento no texto são os grandes fortes do número 1 do Google.

336×280

O segundo tipo de anúncio é conhecido como “retângulo grande”. Ainda que esse formato não receba tantas impressões quanto o primeiro, ele segue sendo muito utilizado em inúmeros sites.

Exemplo de banner 336×280

Esse formato tem praticamente o mesmo tamanho do 300×250, portanto, também é uma excelente opção para aparecer em meio a textos e artigos, sem atrapalhar a visualização.

728×90

Esse formato de imagem para Google Ads é chamado de “cabeçalho”, pois geralmente é exibido com destaque na parte superior da página em que é publicado. 

Exemplo de banner 728×90

Segundo o Google, esse tipo de anúncio deve sempre estar posicionado no topo do conteúdo ou site. Se ele estiver em outro lugar em um site, é possível optar por não retirar o anúncio da página.

300×600

O formato 300×600 é conhecido como “meia página”, ainda que não cubra de fato a metade de uma página inteira. O objetivo desse tipo de anúncio é dar ao anunciante mais espaço para transmitir a mensagem. Além disso, ao ocupar mais espaço a visibilidade é maior, aumentando as chances de conseguir um clique no anúncio.

Exemplo de banner 300×600

De acordo com o Google, esse formato de anúncio está, atualmente, entre os tamanhos de maior crescimento por impressões devido à sua capacidade de fornecer maior impacto visual.

320×100

Esse tamanho de anúncio é chamado de “banner grande para celular” e o Google o recomenda em vez das opções mais curtas ou mais altas, como 320×50 ou 300×250, por exemplo.

Exemplo de banner 320×100

Tais anúncios se encaixam bem na tela e não prejudicam a visualização da página. Como são menores, são também uma boa escolha para dispositivos móveis. Além disso, esse formato também oferece melhor visibilidade do que as imagens mais curtas nos dispositivos móveis.

Formatos de imagem para Google Ads para celular

Atualmente, tudo deve ser pensado para ser mobile-first. Inclusive as campanhas de Google Ads.

O tráfego de dados móveis segue aumentando rapidamente. Em janeiro de 2021, o número total de usuários de internet móvel era de 4,32 bilhões globalmente. Portanto, com tantos consumidores navegando na Internet em seus telefones, é preciso garantir que os anúncios sejam otimizados para celular.

O Google Ads é o tipo de anúncio mais popular clicado em dispositivos móveis, por isso vale a pena investir em formatos otimizados para mobile. Alguns formatos de celular se sobrepõem bem aos tamanhos que aparecem em dispositivos desktop. Entretanto, alguns tamanhos de desktop não se ajustam bem a dispositivos móveis. 

Sendo assim, confira os formatos de imagem para Google Ads que devem ser considerados para otimização de dispositivos móveis:

  • 300×200
  • 300×50
  • 300×100
  • 250×250
  • 200×200

Esses tamanhos de anúncio ficarão ótimos em dispositivos móveis e exibirão conteúdo valioso que cabe em toda a tela, sem ficar com a aparência esticada e deformada.

Ao otimizar os anúncios para dispositivos móveis, é possível garantir que o criativo seja apresentado da melhor maneira possível para o público que utiliza os celulares – ou seja, a maior parte do público.

Tamanhos de imagem para anúncios gráficos no Google Ads

Além dos formatos de imagem para Google Ads citados anteriormente, também existem as imagens para anúncios gráficos. E você precisa saber o tamanho deles! Confira:

Anúncios de display

Anúncios gráficos

  • 300 x 100
  • 750 x 300
  • 750 x 200
  • 750 x 100
  • 950 x 90
  • 88 x 31
  • 220 x 90
  • 300 x 31
  • 980 x 90
  • 240 x 133
  • 200 x 446
  • 292 x 30
  • 960 x 90
  • 970 x 66
  • 300 x 57
  • 120 x 60
  • 320 x 400
  • 600 x 314
  • 468 x 60
  • 728 x 90
  • 250 x 250
  • 200 x 200
  • 336 x 280
  • 300 x 250
  • 120 x 600
  • 160 x 600
  • 320 x 50
  • 320 x 100
  • 300 x 50
  • 425 x 600
  • 300 x 600
  • 970 x 90
  • 240 x 400
  • 980 x 120
  • 930 x 180
  • 250 x 360
  • 580 x 400
  • 300 x 1050
  • 480 x 320
  • 320 x 480
  • 768 x 1024
  • 1024 x 768
  • 480 x 32
  • 1024 x 90
  • 970 x 250
  • 375 x 50
  • 414 x 736
  • 736 x 414

Anúncio de display adaptável (imagem)

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314
  • 1:1, mínimo de 300 x 300

Anúncio de display adaptável (logotipo)

  • 1:1, mínimo de 128 x 128
  • 4:1, mínimo de 512 x 128

Anúncios de App

Anúncio de instalação de apps

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314

Anúncio gráfico de instalação de apps

  • 468 x 60
  • 728 x 90
  • 250 x 250
  • 200 x 200
  • 336 x 280
  • 300 x 250
  • 120 x 600
  • 160 x 600
  • 320 x 50
  • 320 x 100
  • 300 x 50
  • 425 x 600
  • 300 x 600
  • 970 x 90
  • 240 x 400
  • 980 x 120
  • 930 x 180
  • 250 x 360
  • 580 x 400
  • 300 x 1050
  • 480 x 320
  • 320 x 480
  • 768 x 1024
  • 1024 x 768
  • 480 x 32
  • 1024 x 90
  • 970 x 250
  • 375 x 50
  • 414 x 736
  • 736 x 414

Anúncio de app para instalações

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314
  • 320 x 50
  • 320 x 100
  • 468 x 60
  • 728 x 90
  • 200 x 200
  • 336 x 280
  • 300 x 250
  • 120 x 600
  • 160 x 600
  • 300 x 600
  • 970 x 90
  • 980 x 120
  • 930 x 180
  • 250 x 360
  • 580 x 400
  • 240 x 400
  • 425 x 600
  • 300 x 1050
  • 480 x 320
  • 480 x 32
  • 768 x 1024
  • 1024 x 90
  • 1024 x 768
  • 300 x 50
  • 320 x 480
  • 970 x 250
  • 375 x 50
  • 414 x 736
  • 736 x 414
  • 250 x 250

Anúncio de interação com apps

  • 300 x 250
  • 320 x 50
  • 320 x 480
  • 480 x 320
  • 1200 x 628

Anúncios de vídeo

TrueView in-stream, anúncio de vídeo breve, anúncio de vídeo não ignorável (faixa)

  • 300 x 60

Anúncios outstream (logotipo)

  • Qualquer imagem no formato 1:1, com um tamanho entre 1 x 1 e 1024 x 1024

Anúncios locais

Imagem

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314
  • 1:1, mínimo de 314 x 314

Logotipo

  • 1:1, mínimo de 116 x 116

Anúncios Discovery

Anúncio Discovery (imagem)

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314
  • 1:1, mínimo de 300 x 300

Anúncio Discovery (logotipo)

  • 1:1, mínimo de 128 x 128

Anúncio de carrossel Discovery (imagem)

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314

Anúncio de carrossel Discovery (imagem quadrada)

  • 1:1, mínimo de 300 x 300

Anúncio de carrossel Discovery (logotipo)

  • 1:1, mínimo de 128 x 128

Anúncio gráfico do Gmail (imagem)

  • Qualquer imagem com um tamanho entre 300 x 650 e 300 x 1000

Anúncio gráfico do Gmail (logotipo)

  • 144 x 144

Anúncio do Gmail (imagem)

  • 1,91:1, mínimo de 600 x 314
  • 1:1, mínimo de 300 x 300

Anúncio do Gmail (logotipo)

  • 1:1, mínimo de 144 x 144

Anúncio do Gmail (cabeçalho)

  • Qualquer formato entre 3:1 e 5:1, mínimo de 300 x 100

Anúncio do Gmail (imagem do catálogo)

  • 1:1, mínimo de 300 x 300

Viu só como entender os formatos de imagem para Google Ads é um passo importante para melhorar o desempenho das campanhas? Se você está precisando de ajuda para melhorar os resultados da sua empresa, nós podemos te ajudar com serviços de marketing digital! Entre em contato conosco e saiba mais.

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