Entenda cada tipo de anúncio no Google e suas funções

Compartilhe este post

Quando falamos em anúncios pagos, o Google Ads se destaca pelas suas funcionalidades e poder de alcance. Afinal, é uma ferramenta poderosíssima do Google que é responsável pelo gerenciamento de campanhas não só dentro do mecanismo de buscas, mas também na rede de sites parceiros.

Contudo, para uma campanha de tráfego pago ser eficiente, não basta apenas saber como criar uma conta no Google Ads e entender que anunciar no Google vale a pena. É preciso também compreender cada tipo de anúncio no Google e suas funções. Somente dessa forma é possível criar anúncios efetivos e que vão garantir um resultado certeiro e mais imediato.

Portanto, se você quer descobrir mais sobre cada tipo de anúncio no Google e suas funções, continue acompanhando que nós vamos te explicar todos os detalhes.

Tipos de anúncio no Google e suas funções

Qualquer anúncio no Google Ads parte de um único princípio: as metas e estratégias de marketing. A partir daí, se torna viável entender qual o melhor tipo de anúncio para cada objetivo. Sendo assim, veja quais são os tipos de anúncio no Google e suas funções para aprender a escolher o melhor formato: 

Campanhas de Pesquisa 

Os anúncios da rede de pesquisa são os mais utilizados no Google Ads. Eles são compostos por textos nos resultados de pesquisa do buscador que permitem alcançar pessoas enquanto elas pesquisam no Google o serviço oferecido.

Esse tipo de campanha é excelente para aumentar as vendas, os leads ou o tráfego do site. Já que os anúncios são exibidos para clientes que estão procurando ativamente pelo produto ou serviço.

Campanhas de Display

Por outro lado, com as campanhas de display é possível alcançar o público-alvo desejado por meio de anúncios em imagem exibidos em sites, aplicativos e propriedades do Google (como o YouTube, por exemplo). 

Os anúncios de display são uma ótima forma de expandir o alcance e manter empresas visíveis para outros públicos que possam ter interesse no produto ou serviço. Mas que, entretanto, não estejam buscando ativamente, como nas campanhas de pesquisa.

Além disso, também é possível criar uma campanha de display que usa segmentos dos seus dados para exibir anúncios a pessoas que acessaram seu site ou usaram seu app.

Campanhas de Vídeo no YouTube

Como o próprio nome já diz, as campanhas de vídeo são focadas em anúncios no formato de vídeo e são veiculadas no YouTube e em outros sites.

Este tipo de campanha é muito versátil, pois pode aumentar o reconhecimento geral de uma marca, bem como gerar conversões e atrair mais consumidores para o site. Por isso é importante incluir anúncios em vídeo nas estratégias de marketing, afinal, o YouTube pode ser uma peça chave nas campanhas.

Campanhas do Shopping

As campanhas do Shopping são voltadas, principalmente, para varejistas que querem anunciar seus produtos. Este tipo de anúncio é exibido tanto nos resultados da pesquisa quanto na guia “Shopping” do Google.

Outro ponto importante é que nas campanhas de shopping também podem ser usados anúncios de inventário local para promover os produtos disponíveis nas lojas físicas.

Campanhas para Apps

Que tal encontrar novos usuários e aumentar as vendas em aplicativos? Esse é o propósito das campanhas para Apps.

Neste tipo de campanha são utilizadas informações do próprio aplicativo para otimizar automaticamente os anúncios na Pesquisa, no Google Play, no YouTube, no Discover e em mais de três milhões de sites e aplicativos.

Campanhas locais 

Diferentemente dos anúncios anteriores, as campanhas locais têm como objetivo principal atrair consumidores para lojas físicas.

Os anúncios criados são otimizados automaticamente para exibição na Pesquisa, na Rede de Display, no Google Maps e no YouTube.

Campanhas inteligentes 

Por fim, o último tipo de campanha do Google Ads são as campanhas inteligentes. Elas são a maneira mais fácil de exibir anúncios, pois são campanhas automatizadas.

Para utilizar esse tipo de campanha basta informar as informações comerciais, criar alguns anúncios, e o próprio Google encontrará a melhor segmentação para exibi-los. Entretanto, por serem automatizadas, as campanhas inteligentes podem não ser tão efetivas quanto uma campanha elaborada com objetivo específico, afinal, podem ser muito genéricas.

Se você gostou de saber mais sobre os tipos de anúncio no Google e suas funções, que tal aproveitar para conferir também o que são as certificações do Google e como obtê-las

Caso você ainda tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar com a gente nos comentários ou entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba atualizações periódicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, por favor contate-nos utilizando o botão abaixo