Conheça anúncios no TikTok e aprenda a criar uma campanha

tiktok ads

Compartilhe este post

Não há como negar que a rede social do momento é o TikTok. E se você ainda acha que o TikTok alcança apenas o público da Geração Z, você está perdendo uma importante opção de publicidade de mídia social para sua marca. O aplicativo ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em setembro e os anúncios no TikTok podem atingir um público adulto estimado (18+) de 825 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Utilizar anúncios no TikTok é uma ótima oportunidade para as marcas. O número de usuários ativos na rede já superou o Twitter e o Snapchat e está menos saturado de anúncios do que outras redes sociais.

No início de 2019, o TikTok lançou uma versão beta de sua plataforma de publicidade. Desde então, grandes marcas como Nike e Apple Music usaram a publicidade do TikTok para promover seus produtos com anúncios exclusivos e divertidos.

A publicidade no TikTok oferece formatos exclusivos e opções de segmentação que, quando usadas de maneira eficaz, ajudam você a acessar um dos grupos de usuários mais lucrativos e difíceis de alcançar: a Geração Z. Quer saber mais? Continue acompanhando!

Tipos de anúncios no TikTok

Abaixo você irá conhecer todos os tipos de anúncios que podem ser exibidos na plataforma de anúncios do TikTok. Confira:

Anúncios no feed

Esses são anúncios que você pode criar por meio da interface do TikTok Ad Manager.

Anúncios gráficos

Executados apenas nos aplicativos de feed de notícias do TikTok (BuzzVideo, TopBuzz e Babe), incluem uma imagem, marca ou nome do aplicativo e texto do anúncio.

Anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo estão disponíveis para o próprio TikTok ou para a família de aplicativos de notícias TikTok. Eles são executados como vídeos em tela cheia de 5 a 60 segundos no feed For You do usuário. Cada anúncio inclui um vídeo, uma imagem de exibição do anúncio, nome de marca ou aplicativo e texto do anúncio.

Anúncios Spark

Os anúncios Spark permitem que sua marca impulsione o conteúdo orgânico de sua própria conta ou de outros usuários. A pesquisa do TikTok mostra que os anúncios Spark têm uma taxa de conclusão 24% maior e uma taxa de engajamento 142% maior do que os anúncios In-Feed padrão.

Anúncios Pangle

Ads colocados através da TikTok Audience Network.

Anúncios de carrossel

Funcionando apenas nos aplicativos de feed de notícias do TikTok, eles incluem até 10 imagens por anúncio.

Formatos de anúncios do TikTok disponíveis para marcas gerenciadas

Marcas gerenciadas são aquelas que trabalham com um representante de vendas do TikTok. Eles têm acesso a formatos de anúncio adicionais, incluindo:

Anúncios do TopView

Anúncios em vídeo que aparecem como um takeover em tela cheia por 5 a 60 segundos quando os usuários abrem o aplicativo TikTok.

Desafio de hashtag de marca

Um formato de campanha publicitária de três a seis dias para incentivar o engajamento, no qual o conteúdo gerado pelo usuário aparece na página de desafio da hashtag.

Efeitos de marca

Adesivos de marca, filtros e efeitos especiais para que os TikTokers interajam com sua marca.

Como configurar uma campanha de anúncios do TikTok

Para configurar uma campanha publicitária do TikTok, basta acessar o TikTok Ads Manager. Se você não criou uma conta do TikTok Ads Manager, precisará fazer isso primeiro.

Crie uma campanha 

Quando estiver dentro do painel de anúncios do TikTok, você precisará clicar na guia “Campanha” e depois no botão “Criar”. O TikTok organiza sua publicidade em três níveis: Campanha, Grupos de anúncios e Anúncios. Uma campanha é uma atividade geral, enquanto grupos de anúncios e anúncios são as funções de uma campanha. 

Escolha uma meta para seu anúncio. Atualmente, a publicidade do TikTok oferece três objetivos principais: tráfego, conversões e instalações de aplicativos. Por fim, você terá que escolher o orçamento para toda a campanha. Você pode escolher entre as opções “Orçamento diário” ou “Orçamento total”.

Configure o grupo de anúncios

A próxima etapa é criar um grupo de anúncios na campanha. Nessa etapa os canais e a segmentação são decididos. Dentro de uma campanha, você pode ter diferentes grupos de anúncios destinados a diferentes públicos.

A publicidade no TikTok oferece acesso à publicidade em toda a família de aplicativos relacionados, que inclui Vigo Video (somente na Índia), BuzzVideo (Japão), TopBuzz (EUA e BR), Babe (Indonésia) e News Republic (em todo o mundo). Você pode optar por limitar seus anúncios ao TikTok ou a toda a rede. 

O TikTok calcula onde pode obter os melhores resultados com seu anúncio e o colocará lá.

Depois de escolher seus canais preferidos, siga as instruções para inserir todos os recursos necessários para começar a exibir seu anúncio, incluindo URLs, nomes de exibição, imagens, categorias etc.

Um aspecto muito interessante dessa etapa é a seção de palavras-chave, que permite selecionar até 20 termos para descrever seu site ou aplicativo. Essas palavras-chave serão usadas para mostrar seus produtos ao público certo, portanto, pense bem em suas escolhas.

Por fim, a seção “Segmentação” permite definir o público-alvo de seus anúncios. Você pode definir parâmetros como localização, idade, sexo, idiomas, dispositivos e muito mais.

Se você deseja lançar seu anúncio para um grupo específico de pessoas, por exemplo, para executar uma campanha de remarketing, pode criar um público personalizado por meio de IDs de usuários existentes do TikTok. Basta carregar a lista de IDs em um arquivo CSV, TXT ou ZIP. Você também precisará de um  pixel do TikTok  para executar campanhas de remarketing e acompanhar a eficácia da campanha. 

Defina os detalhes da campanha

Na seção “Orçamento e programação”, selecione o orçamento do grupo de anúncios. Mais uma vez, você pode selecionar quanto deseja gastar por dia ou o valor total que deseja gastar durante a campanha.

Em seguida, selecione as datas em que deseja que a campanha esteja ativa. A opção “Dayparting” permite que você escolha horários específicos do dia ou dias da semana para exibir seus anúncios.

Você também pode escolher o ritmo em que deseja que o orçamento seja gasto. As opções incluem “padrão”, que distribui o orçamento uniformemente por toda a campanha, e “acelerar”, que o utiliza o mais rápido possível durante um período fixo de tempo.

Você pode então selecionar a meta de otimização do grupo de anúncios.

  • Conversão:  seu anúncio será exibido para pessoas com maior probabilidade de realizar uma ação de conversão para seu produto ou serviço. Para rastrear ações que envolvem uma conversão (por exemplo, baixar um aplicativo ou preencher um formulário), você pode criar eventos de conversão e rastreá-los usando um pixel. O modelo de pagamento para metas de conversão é oCPC (custo por clique otimizado), que garante que os anúncios sejam exibidos para usuários com maior probabilidade de realizar uma determinada ação.
  • Clique:  seu anúncio será otimizado para atrair o maior número possível de cliques e será cobrado com base em um modelo de pagamento de custo por clique (CPC).
  • Impressões:  seu anúncio será otimizado para ser exibido o maior número de vezes possível e será cobrado com base em um modelo de pagamento de impressões de custo por mil (CPM).

Por fim, você pode ativar ou desativar a opção “Otimização inteligente”. Se ativado, seus lances serão constantemente otimizados para aumentar as conversões. 

Crie seu anúncio

Os anúncios do TikTok consistem em imagens e vídeos nos formatos horizontal, vertical e quadrado. Para facilitar para os anunciantes, essa rede oferece uma ferramenta chamada Video Creation Kit, que inclui modelos de vídeo e imagens que você pode personalizar com suas próprias imagens. Além disso, também possui mais de 300 opções gratuitas de música de fundo.

Outra ferramenta útil é a Otimização Automática de Criativos, que permite fazer upload de até 10 imagens, 5 vídeos, 5 textos de anúncios e uma chamada para ação. O sistema irá combiná-los entre si para criar vários anúncios. Em seguida, a ferramenta testará esses anúncios e usará as combinações mais eficazes.

Por fim, você também pode usar a ferramenta Landing Page to Video, que captura imagens de alta qualidade de qualquer URL da página de destino que você fornecer e combina automaticamente essas imagens com música para criar anúncios em vídeo.

Agora que você viu como criar anúncios no TikTok, conte para a gente: você acha que vale a pena anunciar na rede? Se você estiver pensando em aumentar a sua presença nas redes sociais, entre em contato com a gente! Nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba atualizações periódicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, por favor contate-nos utilizando o botão abaixo