fbpx
como instalar e configurar o owrdpress no google cloud

Como instalar e configurar o WordPress no Google Cloud

Todos os desenvolvedores ou até mesmo times de marketing e empreendedores que gerenciam um site em WordPress, seja ele de baixo ou alto acesso, já passou por problemas de carregamento lento do site ou até mesmo aquele clássico quando o site sai do ar devido a um alto tráfego inesperado e a hospedagem compartilhada (coitada) não aguenta. Essas coisas acontecem porque as hospedagens compartilhadas, nada mais são do que um servidor dividido em inúmeras partes, e vendido particionado a cada empresa que quer colocar um site no ar. Esse compartilhamento não é muito bom se o seu site precisa de performance, pois com todos os sites naquele mesmo local, a máquina (afinal, do outro lado tem um CPU rodando as requisições) é superutilizada, a memória vive sendo exigida no limite, e isso faz com que o ser humano enxergue a luz, rs. Sim, aquele momento em que toca uma música de fundo, meditamos e nos perguntamos: “Por que eu nunca coloquei meu site na Google Cloud”.

Hospedar o WordPress no Google Cloud, poderá aumentar muito o desempenho do seu site, mas devo alertar que se está iniciando nessa jornada, pode ser uma tarefa desafiadora. Mas não desanime, se o seu objetivo for aumentar a performance sem ter trabalho com configurações do Google Cloud, pode estar interessado em hospedagem em nuvem gerenciada ( leia sobre neste post ).

Antes de começar, é legal que saibam que a AGX é Google Cloud Partners (clique aqui e veja-nos no diretório de parceiros), ou seja somos parceiros e possuímos certificações em Google Cloud e distribuímos algumas ferramentas como o Google Workspace. Então, vocês vieram tirar essa dúvida no lugar certo.

Antes de qualquer coisa, crie agora uma conta gratuita do Google Cloud. Após isso siga nosso tutorial de como instalar e configurar o WordPress no Google Cloud nas 3 etapas abaixo.

Nesse tutorial seguiremos 3 etapas:

  1. Faça a implantação do WordPress no Compute Engine
  2. Configure a instância do WordPress
  3. Faça login no WordPress

Instale o WordPress no Compute Engine

Agora que já criou sua conta no GCP, vamos iniciar a criação de uma instancia onde implantará um site WordPress no Google Cloud usando a configuração de eficiência. Esta é uma instância f1-micro e um disco permanente HDD de 32 GB, a um custo estimado de cerca de US$ 6 por mês. Sim por mais que pague em seu cartão na moeda do seu país, o GCP será calculado em Dólar.

Ao entrar em seu painel, clique no menu e vá até Marketplace, como demonstramos na imagem abaixo:

marketplace google cloud platform

 

Na próxima tela aparecerão diversas aplicações e CMS para serem instalados com poucos cliques em sua nova instância. Escolha WordPress Certified by Bitnami and Automattic, que é o qual indicamos (verá que há outras opções de WordPress, por isso veja se está neste módulo com o mesmo nome).

WordPress Certified by Bitnami and Automattic

 

Na próxima tela, clique no botão ABRIR para iniciar a configuração da sua instância no WordPress.

 

Configure a instância do seu site

Nesta etapa do processo, selecione os campos exatamente como mostramos nas imagens abaixo para que consigam configurar da forma que sugerimos no início do texto.

 

Se achar necessário, modifique a configuração da sua instância, certificando-se de alterar a Zona para representar o local onde os usuários que acessam seu site estão. Você também pode atualizar o tipo de máquina e / ou o tamanho do disco de inicialização em GB de acordo com sua necessidade. Levando em conta sempre que em cada alteração o valor estimado sofrerá alterações.

Além dessas configurações acima, veja se as configurações abaixo estão iguais. Se estiver tudo certo, clique no botão Implementar.

 

Faça login no WordPress

Agora que sua instância está criada e configurada, na próxima tela poderá acompanhar a instalação dos arquivos WordPress em sua instância. Ao final da instalação poderá ver na tela o link do painel e os acessos como se vê na imagem abaixo:

 

Se por algum motivo você não anotar estes dados ao ver esta tela, não tem problemas. Para ver novamente é necessário acessar novamente aquela área de Marketplace, como fizemos no primeiro passo. Logo após clicar em SUAS SOLUÇÕES:

 

Clique na solução criada, e chegará naquela mesma tela onde é possível ver os links e acessos.

Deu tudo certo no passo-a-passo?

Agora que você está hospedando o WordPress no Google Cloud Platform, não deixe de conferir outros excelentes tutoriais do que tem em nosso blog.

Se você tiver perguntas ou comentários gerais sobre este tutorial, sinta-se à vontade para deixá-los aqui

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Rolar para cima