O que são certificações do Google e como obtê-las

certificações google

Compartilhe este post

Não é novidade para ninguém que o Google é o maior e mais popular site de pesquisas do mundo. Entretanto, o que muitas pessoas fora da área de marketing não sabem é que o buscador também possui algumas das melhores ferramentas de Marketing Digital para o mercado. Os profissionais e empresas especialistas nestas ferramentas podem obter as certificações do Google que comprovam seus conhecimentos e habilidades, além de gerarem mais credibilidade à carreira ou ao negócio.

Aqui na AGX nós somos Google Partner, Google Cloud Partner e possuímos certificações em Google Ads. Portanto, se você quer saber o que são certificações do Google e como obtê-las, fique com a gente e continue lendo.

O que são certificações do Google

As certificações do Google são uma forma reconhecida pela plataforma de comprovar os conhecimentos nas ferramentas básicas e avançadas de Marketing Digital do buscador. Por meio de provas online, que não precisam ser agendadas e também não têm custo, os profissionais podem obter as certificações nas funcionalidades desejadas. 

As principais certificações – e o maior foco da plataforma – são relacionadas ao Google Ads. E podemos dizer, com toda certeza, que anunciar no Google vale a pena! Por esse motivo o buscador investe tanto em cursos gratuitos e certificações para profissionais de marketing, afinal, quanto mais usuários utilizando a ferramenta, melhor para a empresa. Com o crescimento na procura, o Google expandiu as certificações para outros produtos, como o YouTube e a publicidade em pesquisa, por exemplo.

Atualmente, existem algumas subdivisões dentro da categoria de certificações do Google Ads, cada uma com um foco diferente. São elas as seguintes:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Vídeo;
  • Anúncios do Shopping;
  • Apps Google Ads;
  • Medição de anúncios no Google Ads.

Com as certificações do Google Ads, os profissionais podem demonstrar que são reconhecidos pelo Google como especialistas em publicidade online. E para estudar sobre as ferramentas é fácil. Afinal, o próprio Google disponibiliza cursos gratuitos e 100% online, criados pelos especialistas da empresa. 

Como obter as certificações do Google 

Qualquer pessoa pode fazer a prova para conquistar uma certificação do Google. Contudo, antes de mais nada, você precisa ter uma conta da Skillshop para acessar as avaliações do Google Ads necessárias para a certificação – nesta página do Google você pode aprender a configurar a sua conta.

Ao configurar a sua conta da Skillshop, você terá acesso às avaliações gratuitas de certificação em Google Ads, bem como aos programas de aprendizado que podem ser utilizados como material de estudo para obter as certificações. Vale lembrar que é preciso estudar bastante, pois as provas requerem muito conhecimento técnico sobre as funcionalidades.

Disponíveis em 22 idiomas – incluindo o português -, as avaliações possuem um alto nível de exigência. Sendo assim para garantir as suas certificações do Google, é preciso ter uma pontuação mínima de 80% na avaliação da certificação. É preciso refazer a avaliação anualmente para renovar as certificações.

Para passar de primeira, você pode ir além da teoria e conhecer o Google Ads na prática. A ferramenta é gratuita e nós ensinamos como criar uma conta no Google Ads para quem quiser colocar a mão na massa e testar todas as funcionalidades. 

Agora que você já sabe o que são as certificações do Google e como obtê-las, veja porquê é tão importante possuí-las:

Aumenta os conhecimentos e reforça o currículo

O objetivo das certificações do Google é qualificar profissionais nas ferramentas de Marketing Digital da plataforma. Afinal, para passar na prova você precisa estudar e aumentar os seus conhecimentos, se tornando assim um profissional melhor. Além disso, as certificações têm peso no mercado e podem ser um diferencial no currículo, e até mesmo ajudar a conseguir um novo emprego. 

É importante para se tornar um Google Partner

Conforme mencionado anteriormente, a AGX é uma agência Google Partner. E um dos requisitos para uma agência ou consultoria se tornar Google Partner é possuir certificações do Google!

Ajudam a se manter atualizado 

Por fim, elas também ajudam a manter os profissionais atualizados. Afinal, como elas só possuem duração de um ano, é preciso renová-las e, consequentemente, renovar também os conhecimentos na área, pois as ferramentas e funcionalidades evoluem muito rapidamente.

Entender o que são certificações do Google e como obtê-las é muito importante para qualquer profissional. Se você ainda ficou com dúvidas, compartilhe com a gente nos comentários ou entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba atualizações periódicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, por favor contate-nos utilizando o botão abaixo