fbpx
Clubhouse

Afinal, o que é Clubhouse? A rede social de áudios que virou febre!

Se você acessou qualquer rede social nos últimos dias, provavelmente ouviu falar do Clubhouse, não é mesmo? O novo aplicativo vem causando alvoroço e despertando a curiosidade dos brasileiros. E não é para menos! A aura de exclusividade e a presença de grandes personalidades mundiais tem colaborado para transformar o Clubhouse na maior novidade do momento.

Mas, afinal, o que é o Clubhouse? Confira o artigo da AGX e saiba tudo sobre a nova rede social.

Entenda o que é o Clubhouse e conheça as suas funcionalidades

Se você se deparou com a novidade e pensou “Mais uma rede social? Será mesmo que eu preciso disso?”, saiba que o Clubhouse tem uma proposta completamente diferente das demais concorrentes.

Antes de mais nada, podemos definir o Clubhouse como uma espécie de podcast ao vivo. Os usuários podem acessar salas sobre qualquer assunto e acompanhar as discussões como ouvintes. Ou, se preferirem, podem participar ativamente conversando com outros participantes.

Ao se cadastrar no aplicativo, é possível escolher o seu nome de usuário e os assuntos sobre os quais você tem interesse. Posteriormente, eles serão apresentados a você como sugestões de salas. O Clubhouse possui uma timeline com as salas que estão acontecendo ao vivo e permite que você encontre conversas programadas para acontecerem em outros horários.

As salas de bate papo são temáticas e podem ser filtradas de acordo com as preferências de cada usuário, permitindo assim uma experiência personalizada.

Para interagir como speakers, os usuários precisam pedir autorização ao moderador da sala, de maneira semelhante a aplicativos de reunião como o Zoom, utilizando o botão “Raise your hand”. Dessa forma é possível organizar as discussões e permitir que todos os interessados participem.

O maior diferencial do aplicativo é que tudo acontece por voz. Não há nenhuma possibilidade de comunicação por textos, e não existem curtidas ou compartilhamentos.

A depender do tipo de sala, os conteúdos são abertos, ou seja, qualquer usuário que entrar pode ouvir o que está sendo dito e dar a sua opinião. Entretanto, também é possível criar salas privadas para interagir somente com amigos e conhecidos.

Sendo assim, existem três opções de configuração das salas: as públicas, onde qualquer pessoa pode participar; as sociais, onde só entram pessoas autorizadas; e as privadas, onde apenas convidados pelo moderador podem ter acesso.

Interação com grandes personalidades

Todavia, o que tem gerado frenesi a respeito da nova rede social é a presença e a possibilidade de interagir com grandes personalidades, como Mark Zuckerberg e Elon Musk, por exemplo. 

Ambos se juntaram a salas de bate papo no aplicativo e já declararam serem usuários da funcionalidade. Em outras palavras, você pode “trocar uma ideia” com famosos, nomes de referência em sua área de atuação e pessoas anônimas, em um só lugar. 

Clubhouse

Gatilho da exclusividade

O Clubhouse conta ainda com mais um fator que aguça a curiosidade – e a vontade – de todos: a exclusividade. Até o momento, apenas convidados podem participar da rede. Cada novo usuário recebe somente dois convites para distribuir entre amigos, tornando o aplicativo um local extremamente exclusivo.

É importante ressaltar que você é responsável por quem você indica. O seu perfil fica ligado ao perfil das pessoas que você convidou, e a conexão é pública para que todos vejam. Dessa forma, caso o seu convidado tenha comportamentos que violem os termos de uso da plataforma, tanto ele quanto você, por tê-lo indicado, podem ser banidos.

Além disso, até o momento, apenas usuários de iOs têm acesso ao aplicativo.

O Clubhouse em números: possível futuro da rede

Apesar de estar ganhando espaço no Brasil somente agora, o aplicativo existe desde abril de 2020 e já soma cerca de 6 milhões de usuários. Além disso, é avaliado em cerca de US$1 bilhão.

Assim sendo, o que podemos esperar do futuro da rede social? Ainda é cedo para dizer se ela se tornará a mais nova febre mundial, entretanto, os criadores, Paul Davison e Rohan Seth, ex-funcionários do Google, têm grandes planos para ela.

Em uma entrevista concedida ao site CNBC, no dia 1º de fevereiro, o CEO da rede social, Paul Davison, explicou que eles buscam formas de monetizar a plataforma. Será o Clubhouse um novo caminho para os criadores de conteúdo?

Segundo Paul, os usuários poderão ganhar dinheiro por meio de um sistema semelhante ao crowdfunding, e o criador da sala poderá receber o valor diretamente do público que o acompanha.

“Queremos permitir que eles [usuários criadores de conteúdo] possam ganhar a vida diretamente com o Clubhouse por meio de assinaturas, eventos com ingressos e recebendo dicas de ouvintes que ficarão felizes em poder pagá-los diretamente pelas experiências que estão criando”, relatou Paul ao CNBC.

Até o momento, a plataforma não cobra os usuários pelo conteúdo e não tem anúncios publicitários.

O que é feito no Clubhouse, fica no Clubhouse!

A plataforma não permite a gravação ou armazenamento das conversas. Dessa forma, nada do que é dito nas salas pode ser consultado ou ouvido novamente. Caso você tente gravar a tela do seu celular para armazenar as discussões, o aplicativo mostrará uma mensagem alertando-o de que isso fere os princípios da plataforma. Ou seja, tentar gravar as conversas pode resultar em banimento.

Contudo, essa política tem sido questionada por outras redes sociais e considerada controversa, tendo em vista que, caso atos de racismo, homofobia, entre outros, aconteçam nas conversas, não é possível consultar nenhum registro para punir os responsáveis.

Siga-nos no Clubhouse

Nós também já entramos no Clubhouse, portanto, se você entrar não deixe de nos seguir no @agxww. Adoraremos participar e trocar idéias acerca de tudo. Se ainda não tem um convite, faça  contato conosco através do Whatsapp que está no canto direito da tela, e teremos o maior prazer em lhe convidar.

clubhouse agx

 

E então, agora que você conhece melhor a plataforma, o que achou da ideia do aplicativo? Você entrará quando receber um convite? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

Rolar para cima